Dúvidas sobre a prova de vida do INSS

 

  • Eu já fiz comprovação de vida em março eu tenho que fazer de novo?
O recadastramento (prova de vida) é anual, e a prova de vida deve ser verificada na agência bancária pagadora de seu benefício.
Normalmente, a referida agência informa ao segurado quando necessário, exibindo mensagem no terminal, quando do saque do benefício.
  • Quem comprovou no caixa eletrônico , precisa comparecer junto ao banco pagador?
 A situação deve ser verificada na agência bancária pagadora de seu benefício.
  • Isso vale pra quem recebe auxílio doença?
A prova de vida é para todos beneficiários.
  •  A biometria bancária é uma exigência do INSS?
O uso de biometria para a realização da prova de vida é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la, e como é um recurso do próprio banco, não há como exigir que outros bancos o adotem.
  • Quais documentos são necessários para a realização da comprovação de vida/renovação de senha?

Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros).

 

  • A comprovação de vida/renovação de senha também pode ser feita por procuração?

Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado junto ao INSS.

 

  • Se o aposentado não puder ir até a Agência da Previdência Social para cadastrar um procurador por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a comprovação de vida/renovação de senha será feita?

Em caso de impossibilidade de locomoção do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Nesse caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou doença contagiosa, além dos documentos de identificação do procurador e do beneficiário.

 

Publicado em Categorias Esclarecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *